top of page
IMG_2461 - cópia.jpg

- X Scientiphicvs -

    Não poderíamos estar mais orgulhosos desta que foi a 10.ª edição do nosso festival em conjunto com a Javardemica. O X Scientiphicvs decorreu nos passados dias 15 e 16 de novembro em que o palco escolhido para o espetáculo foi o tão conhecido no mundo das tunas, o Conservatório de Música do Porto. O dia 15, sexta-feira, ficou marcado pelas atuações das tunas femininas e pela excelente apresentação do mágico André Castro. Na abertura do festival não poderia faltar a atuação na nossa querida Javardémica. Seguiram-se as atuações da Desatuna (Tuna Feminina da Escola Superior de Artes e Design), TFB (Tuna Feminina de Biomédicas), TeSuna (Tuna Feminina da Escola Superior de Saúde) e TFIST (Tuna Feminina do Instituto Superior Técnico) sendo por último, mas não menos importante, a vez da Cientuna subir a palco e encerrar a primeira de duas noites de festival. Nesta noite, foram premiadas as seguintes tunas:

 

Melhor Pandeireta - TFIST

Melhor Porta-Estandarte - TFB

Melhor Solista - TeSuna

Melhor Original - TFB

Melhor Instrumental - TFB

Melhor Tuna - TFB

 

    E como um festival não são só atuações, a sexta-feira ficou marcada pela espetacular festa no Orfeão, com a atuação especial da Adega Cooperativa Lá Lá Pito.

 

    Já no dia 16, sábado, foram as tunas masculinas que se fizeram ouvir no CMP. Depois de uma noite de loucura, realizou-se um passacalles pela baixa do Porto onde as tunas fizeram jogos e serenatas ao longo da tarde. Chegada a noite, vem a segunda noite de festival, com a inigualável apresentação dos Jograis do Orfeão. Tal espetáculo não poderia começar da melhor maneira do que com uma belíssima atuação da Cientuna, seguindo-se as tunas TFP (Tuna de Farmácia do Porto), TAESAD (Tuna Académica da Escola Superior de Artes e Design), TAISEP (Tuna Académica do Instituto Superior de Engenharia do Porto) e Agricultuna (Tuna Académica do Instituto Superior de Agronomia), terminando com a atuação da Javardémica. Para fechar o palco, fez-se ouvir hino da nossa faculdade cantado pelas duas tunas anfitriãs, assim como por todos aqueles que nos quiseram acompanhar na plateia. Um momento muito emotivo para ambas as partes e para todos os presentes a quem esta casa tem o seu significado. Neste dia, foram premiadas as seguintes tunas:

 

Melhor Pandeireta - Agricultuna

Melhor Porta-Estandarte - TAESAD

Melhor Solista - TAESAD

Melhor Original - Agricultuna

Melhor Instrumental - TAISEP

Melhor Tuna - TAISEP

Tuna Mais Tuna - TAESAD

Melhor Passacalles - Agricultuna

Melhor Serenata - Agricultuna

Melhor Passacalles - Desatuna

Melhor Serenata - TeSuna

Tuna Mais Tuna - TFIST

Tuna mais solidária - Desatuna

 

    E para acabar em grande, uma segunda festa, desta vez no Armazém 71 e com a presença do grande DJ Tjinha! Foi um festival com casa cheia nas duas noites, com o eufórico apoio da praxe de Ciências e daqueles que nos acompanham sempre, os nossos familiares e amigos, e as nossas antigas que ocuparam a primeira fila só para nos ver. Nada disto era possível se as tunas a concurso não tivessem aceite o nosso convite, um muito obrigada a vocês; aos júris que aceitaram o desafio de avaliar e pontuar as tunas a concurso; um especial agradecimento à AEFCUP por todo o apoio dado. E, em geral, um obrigada àqueles que fizeram de alguma forma parte deste festival e que ajudaram a torná-lo incrível e memorável.

Por tudo isto há uma cientuna feliz!

bottom of page