- V Trinados -
O V Trinados teve início no dia 11 de novembro. Depois de um descontraído momento de convívio, deu-se oficialmente início ao festival com um Porto d'Honra, seguido da Noite de Serenatas, no Ateneu Comercial do Porto. Tivemos o gosto de assistir à atuação do GFGFEP - Grupo de Fados e Guitarradas da Faculdade de Economia do Porto, da ATITUNA - Tuna Feminina da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, da Afrodituna - Tuna Académica Feminina do Campus 2 do P. Porto e da Tuna Maria - Tuna Feminina da FCT/UNL. Foi sem dúvida uma noite marcante, cheia de sentimento e emoção.
A noite de atuações terminou, mas a animação não ficou por ali. Após as Serenatas, seguimos todes para o Orfeão Universitário do Porto, onde se deu o after da primeira noite deste incrível festival. No entanto, não foi uma noite como as outras. Para além de toda a música e alegria já habituais nesta casa, tivemos a oportunidade de realizar algumas atividades, intra e inter-tuna, desde karaoke a alguns jogos.
Já com as energias recarregadas depois de uma longa noite, continuamos este festival no dia 12 de novembro com o tão esperado Pasecalles. Com início na Alfândega do Porto, este momento do festival contou com inúmeras atividades à margem do rio Douro, desde as mais tradicionais às mais criativas, terminando com o SoundCheck, seguido do nosso jantar.
Assim, a tão aguardada atuação chegou, principalmente esta que para nós foi tão especial, uma vez que tivemos a oportunidade de estrear da melhor forma o novo arranjo da música "Primeiro Canto" de Dulce Pontes. Ao som de cada acorde, o sorriso do palco fazia-se sentir de forma tão intensa e contagiante que ninguém ficou indiferente. Deste festival, trouxemos para casa os prémios de Melhor Instrumental e de Melhor Estandarte.
Como não há uma sem duas, a segunda noite deste festival também foi passada no Orfeão Universitário do Porto, onde uma vez mais se viveram o máximo de energia e diversão possíveis.
Chegades ao último dia, 13 de novembro, regressámos novamente ao Orfeão Universitário do Porto, desta vez para uma tarde de convívio com os restantes grupos que contou com muita música, alguns passitos de dança e, apesar do cansaço já sentido, um sentimento de reconforto e gratidão por tudo o que vivemos neste festival.
Assim, queremos agradecer à TFEP - Tuna Feminina de Economia do Porto pelo convite e parabenizá-las pelo incrível festival que proporcionaram a todos os presentes. Um brinde a vocês e aos vossos 30 anos! Esperamos poder comemorar esta data com vocês por muito tempo. Queremos ainda agradecer a todes es restantes grupos, a concurso e extra concurso, pela animação, pelo companheirismo e por todos os momentos de convívio que pudemos partilhar. A vocês, um bem haja!
Por fim, não podemos deixar também de agradecer aos nossos guias da Tuna Musicatta Contractile, o Rui "Ventrílocu" Rodrigues e o António "Opositus" Prenda, e aes nosses familiares e amigues por todo o apoio que sempre nos transmitem e por vibrarem tanto connosco, tanto em palco como fora dele.